Saturday, 1 March 2008

cinema em Berlim


Faz hoje quinze dias que encerrou o Festival de Berlim onde todos os anos se apresentam filmes que fogem um pouco às produções americanas que todos conhecemos. Apesar de não colocar num pedestal o cinema dito europeu, de autor, por oposição às grandes produções americanas, reconheço-lhe a importância, a relevância de alguns assuntos abordados, a forma como nos obriga a pensar e nos abre os olhos.

No certame que agora terminou destacou-se o filme «Tropa de Elite», realizado no Brasil, por José Padilha, sobre as operações do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que decorrem essencialmente no bairro de lata desta cidade. Não é certamente um filme sobre a realidade da favela que vai fazer mudar alguma coisa, mas espero que ajude nalgum sentido, nem que sirva apenas para relançar o debate da corrupção e da violência gratuita.

Espero que o filme seja estreado cá em breve. Para já, vejam aqui o sítio oficial.


2 comments:

Anonymous said...

Adorei esse filme!! Retrata muito bem a realidade no brasil, é sem duvida um dos melhores filmes brasileiros que já vi.

Anonymous said...

Muito obrigado pelo artigo. Tem sido bastante difícil encontrar informações relevantes quando pesquisamos, mas o seu artigo, na verdade o blog, me ajudaram bastante.

Profª Madeleine Reid
Meu último artigo é sobre Segredos da Redação Perfeita do Enem